quinta-feira, 15 de junho de 2006

Pela estrada fora (On the Road), de Jack Kerouac, 1957

Comprei este livro por curiosidade, porque estava sempre a esbarrar com referências a ele, enquanto fazia umas pesquisas turisticas sobre a California.

Este livro é um romance autobiográfico do escritor Jack Kerouac, em que retrata as suas viagens pela America e pelo Mexico. Para um livro publicado no longinquo ano de 1947, fiquei supreendido por encontrar paralelos com actualidade. Referências às diferentes drogas, às convulsões do relacionamento humano, a banalização da prostituição, a exploração dos trabalhadores miseráveis dos campos de cultivo americanos, etc: são temas actualmente bem presentes e amplamente divulgados. Mas tendo em conta as referências culturais que tinha dos EUA dessa altura (filmes acima de tudo), fiquei supreendido por as encontrar descritas neste livro.

De resto não gostei de o ler. Reconheço que o autor é umas das referência nos EUA, mas não consegui apreciar o estilo da narrativa. Achei que as descrições das viagens foram muito rápidas mas que depois demorava muito tempo em cada cidade, a descrever o que se passava e os dilemas morais das personagens. De todos as histórias de viagens só agradou-me ler a realizada ao México.