domingo, 22 de julho de 2007

Porto Bike Tour

Bike Tour 

5:45 ... Horas indecentes para qualquer um se levantar da cama a um Domingo de manhã. Mas iria valer apena. Hoje era o dia do mega passeio de bicicleta pelo Porto - o Bike Tour.

Por 50€ da inscrição tinha-se o prazer de atravessar de bicicleta a ponte da Arrábida, a VCI e a descer Avenida da Boavista as quais estavam todas fechadas ao tráfego normal. E no fim podíamos ficar com a própria bicicleta.

O ponto de encontro foi no Castelo do Queijo às 7h. Logo a essa hora havia centenas de pessoas de t-shirts verdes já à espera. Aí aguardava uma frota de autocarros dos STCP para nos levar para a ponte da Arrábida. 

Tivemos azar com o motorista que nos levou até à partida. Enganou-se no caminho e fomos dar ao Shopping do Arrábida. Após dar umas voltas em redor do Shopping, lá conseguimos voltar para trás e apanhar a entrada da A1 perto do Gaia Shopping. Já não seríamos os primeiros do pelotão a partir.

A auto-estrada estava fechada a partir desse ponto. Das três vias, só a da esquerda estava disponível para os veículos da organização. As da direita já estavam ocupadas com as pessoas à medida que iam sendo deixadas pelos autocarros. Cada um parava em secções sucessivas onde estavam encostadas bicicletas suficientes para cada autocarro.

As bicicletas são as normais existentes num hipermercado. São de qualidade suficiente para dar passeios de domingo pela marginal da Foz. Mas irão sempre necessitar de constante manutenção. Mas não deixa de ser surpreendente já trazerem uma suspensão dianteira.

Após uma hora à espera, com um helicoptero constantemente a animar o pessoal com os seus voos rasantes, lá deram o tiro da partida. Mas ninguém se mexeu. Só deviam estar 3000 ciclistas à minha frente, parados a tirar fotos em cima da ponte. E mais 3000 vinham atrás a pressionar.

Mas lá começamos sempre a ritmo de passeio de domingo, com bastantes paragens para esperar pelos restantes elementos de um grupo de 20 pessoas.

Logo ao início os primeiros percalços com as bicicletas, rolamentos dos desviadores traseiros gripados e pneus furados. Na única "subida de montanha" existente correntes partidas e muitos a pé a empurrar a bicicleta. Há muita gente a precisar de muito treino ... ou então que lhes ensinem a usar as mudanças da bicicletas.

Por fim, após 1 hora nesse ritmo, de volta à confusão do Castelo do Queijo. Os ciclistas misturaram-se com outros tantos milhares que estavam a aproveitar mais um dia de praia.

É de louvar eventos deste genero. Deu o pretexto a muita gente para comprar um bicicleta e apanhar o gosto por estes passeios. Espero para breve mais eventos como este. Mas por favor, que não seja só 15km porque fez-se num instante. Um percurso mais interessante seria não descer pela Avenida da Boavista, mas continuar até ao Campo Alegre e descer até ao rio. Daí continuar pela marginal à beira rio e depois pela Foz até ao Castelo do Queijo. Sempre seriam mais uns quilómetros e obrigava o pessoal a realmente fazer exercício.

Saída VCI para a Boavista