domingo, 24 de maio de 2009

4ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Mais uma meia-maratona de 21km! Mas desta vez não fica para história um tempo recorde (só a fiz em 2h), nem por ser uma mega concentração de participantes (só 6.000). 

Esta é digna de ser referida neste blogue por a considerar com o melhor percurso  de todas as que participei.

Esta prova decorre em Peso da Régua, a 100km do Porto. Esta região é imagem de marca do Douro, com as vinhas plantadas em socalcos, a descair para o Rio Douro. 

O percurso começa na estrada por cima da Barragem da Bagaúste. Depois do tiro da partida viramos para a esquerda, a subir o Rio. Em menos de 1 minuto, desaparecem as habitações e pessoas.

E assim começa um percurso pelas margens do Rio. É um silêncio tal que só se houve o som das sapatilhas a bater no alcatrão. Isto só é perceptivel para quem ficar logo para o fim, como eu. Esta "monotonia" só é quebrada pela passagem ocasional dos barcos de turismo, ou então pelos sumptuosos solares e vivendas que aparecem a cada esquina. Esta é a prova ideal para finalmente apreciar com calma a boa música guardada no IPOD. E já agora, um copito do vinho do Porto ... perguntem pela garrafa no reabastecimento.

Margem do rio

A única critica que posso indicar ao percurso é ser feito na mesma estrada, nas duas direcções. Já que facultaram autocarros para nos levarem para a partida, podiam-nos deixar ainda mais longe. 

Em compensação, agradecemos todos no fim da prova, a disponibilidade de banhos de água quente. Ao fim de duas horas ao Sol e a suar, sabe sempre bem passar por água. 

Por tudo isto, está recomendado. Para quem tiver curiosidade por mais informações ou quiser mesmo participar, consultem esta página da organização. 

Foto de grupo