domingo, 24 de maio de 2009

4ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Mais uma meia-maratona de 21km! Mas desta vez não fica para história um tempo recorde (só a fiz em 2h), nem por ser uma mega concentração de participantes (só 6.000). 

Esta é digna de ser referida neste blogue por a considerar com o melhor percurso  de todas as que participei.

Esta prova decorre em Peso da Régua, a 100km do Porto. Esta região é imagem de marca do Douro, com as vinhas plantadas em socalcos, a descair para o Rio Douro. 

O percurso começa na estrada por cima da Barragem da Bagaúste. Depois do tiro da partida viramos para a esquerda, a subir o Rio. Em menos de 1 minuto, desaparecem as habitações e pessoas.

E assim começa um percurso pelas margens do Rio. É um silêncio tal que só se houve o som das sapatilhas a bater no alcatrão. Isto só é perceptivel para quem ficar logo para o fim, como eu. Esta "monotonia" só é quebrada pela passagem ocasional dos barcos de turismo, ou então pelos sumptuosos solares e vivendas que aparecem a cada esquina. Esta é a prova ideal para finalmente apreciar com calma a boa música guardada no IPOD. E já agora, um copito do vinho do Porto ... perguntem pela garrafa no reabastecimento.

Margem do rio

A única critica que posso indicar ao percurso é ser feito na mesma estrada, nas duas direcções. Já que facultaram autocarros para nos levarem para a partida, podiam-nos deixar ainda mais longe. 

Em compensação, agradecemos todos no fim da prova, a disponibilidade de banhos de água quente. Ao fim de duas horas ao Sol e a suar, sabe sempre bem passar por água. 

Por tudo isto, está recomendado. Para quem tiver curiosidade por mais informações ou quiser mesmo participar, consultem esta página da organização. 

Foto de grupo

Sem comentários:

Enviar um comentário