
Achei muito agradável a forma como é apresentada a matéria ao leitor. Uma viagem à Lua segue fases bem definidas. O livro acompanha cronologicamente esses passos, capítulo a capítulo. Em cada um, aborda a engenharia envolvida, as opções que foram tomadas e as "ferramentas" que tornaram possível essa parte da missão. Para exemplificar melhor o autor socorre-se de diagramas, fotografias da época, episódios particulares de alguma das missões e as minhas favoritas, as transcrições dos dialogos entre os astronautas e a equipa de terra e respectiva interpretação do que falavam. Desta forma, um livro supostamente técnico, lê-se facilmente como uma história.
O livro felizmente não entra profundamente em matérias de ciência fundamental. Por exemplo, o autor aborda muitas vezes o uso de computadores para cálculos de trajectórias e de navegação mas nunca há referências às ferramentas matemáticas envolvidas nem mesmo ao funcionamento interno de um computador.
Apesar de um àvido consumidor de documentários sobre a exploração espacial, ainda houve muitos pormenores referidos no livro que me surpreenderam. Destes destaco os seguintes:
- Em caso de uma explosão solar, não estava previsto medidas de protecção aos astronautas.
- Os astronautas vestem os fatos e passam respirar O2 a 100%, 3 horas antes de entrarem no CM. Está relacionado com o mesmo problema descompressivo que os mergulhadores podem sofrer.
- Surpreendetemente não era transportado um bem essencial para +10 dias de viagem ... a àgua.
- Porque está sempre presente um som tipo beep entre as conversas dos astronautas e o MCC.
- Porque explodiu um tanque de O2 no Apollo 13.
- Que experiências realizaram os astronautas na Lua, para além de tirarem a fotografia da praxe e regressarem com alguns "calhaus" para museus.

Esta obra irá certamente despertar a curiosidade do leitor para os milhares de pequenos pormenores que tornaram a viagem possível. Como não há espaço para expor exaustivamente tudo, compete à pessoa o complementar com uma investigação na Internet.
Pessoalmente senti a curiosidade por alguns mecanismos que achei a descrição insuficiente. Só por palavras não consegui visualizar a mecânica e movimento envolvido nestes procedimentos:
- O funcionamento do mecanismo de acopolagem entre CM e LEM.
- Onde estão os pontos de apoio do foguetão Saturno sobre a plataforma de lançamento. Como esses pontos de apoio desengatam quando levanta voo.
- Há inumeras referências ao uso de giroscópios (gimbal). Queria saber como são colocados os sensores de angulos num mecanismo completamente móvel. (ainda não decobri fotos na NET deste mecanismo :(
![]() | ![]() |
Durante a pesquisa pelos pontos descritos, acabei por encontrar verdadeiras "pérolas" da época: fotografias do fabrico de componentes, da montagem do foguetão, da plataformas de lançamento e as gravações de todas comunicações dos astronautas. A página de referência para começar é o: Apollo Archive.
Com tanta informação disponível, não é para admirar que uma China, facilmente irá colocar um Homem também na Lua. Todo o trabalho de casa (investigação e tentativa/erro) já os Americanos perderam tempo com isso :P
Para concluir, facilmente recomendo este livro. Todos aqueles que também tem fascínio por esta parte da história da humanidade, irão encontrar nas suas páginas algum pormenor completamente novo.
Sem comentários:
Publicar um comentário