segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Preparação para o Mar Vermelho

Começaram os treinos para a minha expedição subaquática ao Mar Vermelho!

O Mar Vermelho é a Meca dos mergulhadores. Todos que praticam esta actividade regularmente acabam por ir lá pelo menos uma vez na vida. Em Maio será a minha vez!

O que torna este local tão especial, é a visibilidade soberba de baixo de água, aos incontáveis animais marinhos concentrados nos coloridos recifes e acima de tudo ... àgua a 25ºC ;-)

Claro que é necessário tomar algumas precauções. Existem correntes fortes e serão pelo menos uns 5 mergulhos nocturnos. Para precaver, vou ter que acumular mais alguns mergulhos até lá. Por isso, esta mini expedição a OGrove, em Espanha.

Foram dois mergulhos no sábado e um no domingo. Os de sábado foram nas rias, onde se mergulhou à volta de uns penedos submersos. Poucos peixes vi em ambos ... talvez devido ao frio que faz lá em baixo (~12ºC) mas sempre mais agradável do que cá fora.

No domingo já foi mais complicado. Para começar o fato estava húmido de sábado. Não valeu nada ter ficado a escorrer a àgua, num barracão nas traseiras do Hotel. De manhã, foi uma violência ter que o vestir pois não chegou a secar e estava à temperatura ambiente da manhã (~5ºC). Depois de uns berros para aquecer, lá entrei no barco para outra curta viagem para os penedos.

Como estava enganado! Estava eu de olhos fechados, a aquecer-me ao Sol, quando fui acordado com salpicos de àgua e uma forte ondulação. Estava em alto mar ... o pior pesadelo de quem enjoa!!! Bem, a solução é saltar logo para àgua. Iamos ver um cargueiro naufragado chamado John Smith. O barco era suficientemente pequeno para o contornar umas duas vezes a diferentes profundidades. A parte da ponte era o suficiente ampla para encontrar alguns dos meus colegas de mergulho por lá dentro perdidos. Ainda sou muito novo para me aventurar a entrar dentro de um navio naufragado.

Foi espectacular! Só este mergulho valeu bem apena o fim-de-semana investido. Mais tarde vim a saber que se gostei de mergulhos em naufrágios, no Mar Vermelho também vou ter sua dose desses ...

Deixo aqui a foto de grupo dos restantes malucos que não também não tiveram medo do frio que fazia, só pela paixão ao mergulho ...

foto de grupo em ogrove