quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Livro "Patterns of Enterprise Application Architecture"

Hoje em dia ouve-se falar de muitasframeworks de desenvolvimento de software.Cada uma ataca um determinado requisito de um sistema empresarial.  (interfaces graficas, base de dados, etc). Mas no fim é necessário as integrar para formarem um  sistema com utilidade. Este livro ajuda a compreender como todas essas frameworks se integram entre si e mais importante, porque é que foram criadas.

Tendo sempre como partida um caso de estudo, são expostos as boas práticas de estruturação de um sistema empresarial. Quem tiver experiências com as frameworks mais conhecidas (webwork, ruby on rails, hibernate), irá certamente reconhecer os padrões descritos.

Nenhuma das estratégias descritas é perfeita. Para um conjunto de pontos fortes perde-se sempre alguma coisa. A vantagem de as ter condensadas neste livro, é que o autor está sempre a comparar entre as estratégias descritas. O autor faz questão de indicar a sua experiência profissional ou histórias de terceiros, na aplicação destes padrões, e com que grau de sucesso e dificuldades encontradas.

Alguns dos tópicos descritos no livro são:
  • Dividir por camadas um sistema
  • Onde colocar a lógica de negócio (domain logic)
  • Mapeamento Objectos para BD Relacional (O/R Mapping) e os seus problemas
  • Diferentes estratégias para manter sessões num ambiente sem estados
Apesar de o livro estar mais orientado para ambientes de desenvolvimento web, com base no paradigma habitual Master/Detail, muitos dos conceitos de estruturação são úteis para aplicações em ambiente mais ricos, como GUIs.

Recomendo-o!