quinta-feira, 20 de julho de 2006

Livro "O Caminho mais Longo" de Ewan McGregor e Charley Boorman, 2006 (Long Way Round)

Este livro é o diário da viagem de moto, realizada pelos actores Ewan McGregor and Charley Boorman à volta do mundo. Certo dia, estes dois apaixonados por motos, lembraram-se de tirar uns meses de férias e realizar a sua viajem de sonho. Como famosos, arranjaram facilmente patrocínios e convenceram uma produtora de televisão a custear a viagem, em troca de serem filmados em documentário. E lá seguiram à volta do mundo ...

Os capítulos seguintes contem as descrições das paisagens inóspitas que viram, das diferentes pessoas e culturas que contactaram e das peripécias vividas diariamente.

Para que não seja outro livro de turismo, também contem os seus relatos, sempre na primeira pessoa, das suas emoções a cada momento, dos conflitos e atritos gerados entre estes dois amigos (natural ao fim de tanto tempo juntos), dos seus momentos de tristeza e depressão por estarem longe da família (apesar de nos tempos modernos levarem telefones Iridium, para estarem sempre contactáveis), do cansaço acumulado pelas grandes tiradas diárias e pelos momentos de descoberta pessoal pelo contacto com quem nada (os miúdos da UNICEF) e pela solidariedade de estranhos nas situações difíceis.

Este livro irá certamente agradar a quem também gostar de viajar para destinos exóticos e “difíceis”, sem ser em excursão organizadas. Só assim irá dar o merecido valor às peripécias pelos quais eles passaram.