domingo, 5 de fevereiro de 2006

WRT54G com o firmware pirata da DD-WRT

Actualização 2009/04/10 - Ao fim destes anos todos de bom serviço do DDWRT, decidi experimentar a versão mais recente - DD-WRT v24-sp1 (07/27/08) std. A instalação correu bem. As novas funcionalidades mais evidentes são os gráficos de tráfego por dia e de velocidades de download/upload num determinado instante.

Em minha casa sempre tivemos a necessidade de ter vários computadores ligados em simultâneo à Internet. Como o modem da Netcabo só tem uma saída para ligar um só computador, era obrigatório comprar um aparelho que disponibiliza-se esta funcionalidade - um router.

Só foram necessárias algumas horas de pesquisa na Net, em busca do mais adequado. Todos os artigos apontavam para o Linksys WRT54G o qual acabamos por comprar.

Bem, este brinquedo, desde que foi ligado e configurado pela primeira vez, ficou "esquecido" num canto da casa, mas sempre a trabalhar 24/7 sem nunca falhar-nos. RECOMENDADO!!!

Ultimamente tenho estado desconfiado do exagero de consumo de tráfego apresentados pela Netcabo. Dava jeito que o meu router de alguma forma, me contabilizasse todo o tráfego gerado cá em casa. Assim podia comparar com a factura da Netcabo.

Encontrei este texto que apontava para a ferramenta desejada - Bandwidth Log. Mas antes de o testar tinha que cometer um sacrilégio ... mudar o cérebro (firmware) do meu router que tão bem me tinha servido este tempo todo. Havia o risco de que com esta operação, transformar o router num tijolo sem utilidade alguma!
Mas racionalizando com o que estava a pagar a mais de multa, da Netcabo, dava para comprar um novo em alguns meses. Decidi avançar e instalei o firmware indicado nessa página, o DD WRT. Se estão a ler esta notícia é porque correu tudo bem ...

Ainda não tenho disponível a funcionalidade que pretendia. Vai dar mais trabalho de investigação e experimentação do que pensava inicialmente. Mas de certeza que esta nova visão que tenho do router vai ajudar:

~ # uname -a
Linux  2.4.32 #432 Sun Dec 25 17:09:29 UTC 2005 mips unknown

... acesso por ssh à consola Linux que corre no WRT54G.