quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Livro Programming Ruby, by Dave Thomas

Comecei a ler hoje este livro. É sobre a linguagem de programação Ruby. Segue o paradigma de orientação a objectos, tal como o Java, mas os tipos são definidos dinâmicamente. É orientada a resolver rapidamente "pequenos" problemas como só as linguagens de script tão bem fazem!

Quem já estiver familiarizado com as multiplas formas de aplicação do Perl, Php ou Python a resolução de problemas, este é do mesmo género. No meu caso, espero utilizar, para dois problemas que tenho: renomear rapidamente ficheiros com o uso a expressões regulares e uma script de actualização do DNS do domínio www.eduardoramalho.com, quando a Netcabo muda o meu IP do modem.

E porquê escolhi esta linguagem?

Curiosidade! Ultimamente esta linguagem é referida cada vez mais frequente em publicações que vou lendo da Net. É o primeiro sinal que tem potencial. Como já tem 10 anos de existencia já acumulou as APIs necessarias para o dia a dia e já amadureceu todas as ferramentas auxiliares para estar apta para um ambiente de produção. Tem um formato de documentação de APIs (como o JavaDoc), biblioteca de testes unitários, sistema próprio de "build" de sistemas. Isto só a folhear este livro ...