quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Interrail 2005 - Porto, Paris (dia 1)

Ao fim de 21 horas de viagem cheguei finalmente ao primeiro destino ... Paris!

Tive pela primeira vez uma viagem até Paris descansada. Das outras vezes sempre fui em compartimentos sentados com 8 pessoas. Era uma tortura porque eram umas 13 horas sem dormir. Bem, logo no primeiro dia tive a confirmacao que vale mesmo apena viajar em Setembro ... eramos "só" quatro!!! Mas foi porreiro porque deu para travar logo conhecimento com as pessoas. Os outros eram dois miudos que iam trabalhar para Espanha na construcao civil. Primeiro surpresa ... ganha-se 2000 euros/mes. E as condicoes até nao sao más. Conseguem alugar uma casa por 250 euros/mes. Tendo em conta o nivel de vida, acabam por acumular muito mais a viver em Espanha do que em Portugal, segundo nos confidenciaram.

O resto da viagem foi descansada. Deu para me estender ao longo das cadeiras como se fosse uma cama e comecar a acumular horas a dormir, para os dias seguintes. Só acordamos com o comboio parado em Hendaya, às 7h da manha. Era necessario fazer o transbordo para o TGV. Mais ~5 horas sentados ...

E agora, o que fazer em Paris para quem já esteve n-ésimas vezes por lá? Decidimos por uma actividade radical de ar livre ... nao comprar bilhete de metro e deslocarmos sempre a pé. Tinhamos que "queimar" tempo e calorias dos BigMacs até às 23horas que seria o nosso próximo comboio.

Para a próxima já sei como passear por Paris em estilo. Alugar uma bicicleta e um guia. Reparei num grupo a andar com bicicletas a fazer publicidade a isto: Fat Tire Bike Tours. É para nao ficar esquecido porque realmente deve ser uma excelente maneira de visitar esta grande cidade. Quanto à grande caminhada, fomos desde a Gare du Nort até à torre Eiffel e regressamos, sempre acompanhados com um Sol abrasador. Vamos estar bem cheirosos vamos para dormir logo à noite ;)

Destino seguinte, a terra dos BMWs ... Munique. Mas desta vez mimamo-nos porque reservamos uma "cochete", para dormir numa cama com lencois lavados. Precisamos de descansar bem para outra previsivel esticada amanha.